mindfulness,
As competências cognitivas necessárias para a retenção bem-sucedida do conhecimento podem ser optimizadas pelo treino da meditação. Em três estudos experimentais, os autores examinaram os efeitos da meditação sobre a retenção do conhecimento nos estudantes.
Os participantes de três cursos de psicologia (introdutórios) receberam aleatoriamente um breve treino de meditação ou apenas descansaram, ouviram uma palestra, em seguida, realizaram um teste pós-palestra que avaliou o conhecimento dos alunos sobre as matérias abordadas.
Os resultados indicaram que a meditação melhora a retenção da informação transmitida durante a palestra em cada uma das três experiências. Curiosamente, os investigadores também demonstraram que o efeito da meditação foi mais forte nas classes onde existia mais estudantes caloiros matriculados, mostrando que a meditação pode ter um efeito maior sobre os alunos caloiros. Os investigadores especulam que os caloiros, provavelmente, são o tipo de alunos que mais pode beneficiar do treino de meditação. O humor, o relaxamento e o interesse pela aula não foram afectados pelo treino de meditação.
"Pessoalmente, eu descobri que a meditação é útil para a clareza mental, foco e auto-disciplina", diz Ramsburg , principal autor do estudo e um praticante budista. "Considero que se a mindfulness pode melhorar a clareza mental, foco e auto-disciplina, então ela pode ser útil numa variedade de configurações e para uma variedade de objectivos."
O professor Youmans também sugere que, em teoria, outras formas de auto-reflexão activas tais como a oração, fazer longas caminhadas ou até mesmo alocar tempo para planear conscientemente o seu dia na parte da manhã poderia ter alguns dos mesmos efeitos positivos da meditação. "Basicamente, tornando-se apenas um pouco mais consciente sobre si mesmo e o seu lugar no mundo pode ter, um benefício prático muito importante - neste caso, um melhor desempenho académico."
Meditação mindfulness melhora desempenho académico no ensino superior
P
raticar um pouco de meditação (Zen) antes das aulas pode levar a melhores notas, de acordo com um novo estudo experimental, realizado pelo professor Robert Youmans da George Mason University e o doutorando Jared Ramsburg da Universidade de Illinois.As competências cognitivas necessárias para a retenção bem-sucedida do conhecimento podem ser optimizadas pelo treino da meditação. Em três estudos experimentais, os autores examinaram os efeitos da meditação sobre a retenção do conhecimento nos estudantes.
Os participantes de três cursos de psicologia (introdutórios) receberam aleatoriamente um breve treino de meditação ou apenas descansaram, ouviram uma palestra, em seguida, realizaram um teste pós-palestra que avaliou o conhecimento dos alunos sobre as matérias abordadas.
Os resultados indicaram que a meditação melhora a retenção da informação transmitida durante a palestra em cada uma das três experiências. Curiosamente, os investigadores também demonstraram que o efeito da meditação foi mais forte nas classes onde existia mais estudantes caloiros matriculados, mostrando que a meditação pode ter um efeito maior sobre os alunos caloiros. Os investigadores especulam que os caloiros, provavelmente, são o tipo de alunos que mais pode beneficiar do treino de meditação. O humor, o relaxamento e o interesse pela aula não foram afectados pelo treino de meditação.
"Pessoalmente, eu descobri que a meditação é útil para a clareza mental, foco e auto-disciplina", diz Ramsburg , principal autor do estudo e um praticante budista. "Considero que se a mindfulness pode melhorar a clareza mental, foco e auto-disciplina, então ela pode ser útil numa variedade de configurações e para uma variedade de objectivos."
O professor Youmans também sugere que, em teoria, outras formas de auto-reflexão activas tais como a oração, fazer longas caminhadas ou até mesmo alocar tempo para planear conscientemente o seu dia na parte da manhã poderia ter alguns dos mesmos efeitos positivos da meditação. "Basicamente, tornando-se apenas um pouco mais consciente sobre si mesmo e o seu lugar no mundo pode ter, um benefício prático muito importante - neste caso, um melhor desempenho académico."
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