pratica

Formas de Meditação Mindfulness

06:41 Vítor Bertocchini 0 Comments

budismo mindfulness

Poderá dividir a meditação da expansão da consciência em meditações separadas, cada uma com potencialidades transformadoras intrínsecas...

É
comum a confusão entre mindfulness e meditação. Neste artigo procura-se esclarecer que tipos de meditação mindfulness podem ser praticadas. A meditação Mindfulness, na tradição moderna, é uma actividade que se faz deliberada e conscientemente para cultivar a atenção. Mindfulness é o acto de estar plenamente atento, com atitudes conscientes. Pode praticar a atenção plena durante qualquer período de tempo, durante o período de uma única respiração ou durante toda a sua vida. Pode praticá-la enquanto espera numa fila, conversa com alguém ou enquanto anda.


Cursos sistematizados de mindfulness, como o MBSR, clinicamente comprovado, geralmente contêm certas meditações mindfulness comuns, tais como:

Body Scan: realizada muitas vezes deitada, embora possa ser feita em qualquer postura. Esta meditação envolve a tornar-se consciente das suas sensações corporais de forma consciente, passo a passo. Também se descobre o quão facilmente a sua atenção divaga para outros pensamentos e como ser gentil consigo mesmo em vez de se auto-criticar quando isso acontece.

Meditação em Movimento: Normalmente yoga, tai chi, qi gong, caminhar ou outro exercício mente-corpo. Este tipo de meditação envolve focalizar nas suas sensações corporais, respiração e conscientemente assistir e talvez deixar de lado quaisquer pensamentos e emoçõesque surgem à medida que pratica. Meditação a andar lentamente é outra possibilidade.

Mini-Meditação: cerca de três minutos, uma meditação curta. Faça esta prática algumas vezes por dia e sempre que tiver uma situação altamente stressante ou de emoções difíceis. A ideia é criar uma consciência atenta da sua experiência, em vez de evitá-la. Esta abordagem tem sido demonstrada cientificamente ser muito mais eficaz do que o evitamento.

Meditação de Expansão da Consciência: normalmente chamada de meditação sentada, mas ela pode ser praticada em qualquer posição. A meditação envolve a focalização, muitas vezes, por esta ordem, na sua respiração, no corpo, nos sons, pensamentos e sentimentos, e, finalmente, o desenvolvimento de uma consciência aberta, onde está sem escolha deliberada ciente de tudo o que é mais predominante na sua consciência.

Poderá dividir a meditação da expansão da consciência em meditações separadas, cada uma com potencialidades transformadoras intrínsecas:

Mindfulness na respiração: centrando a sua atenção na sensação da sua inspiração e expiração. Cada vez que a sua mente divagar, traga a sua atenção de volta sem julgamentos.

Mindfulness no Corpo: sentindo a sensação física no seu corpo a cada momento. Pode também juntar esta prática à anterior.

Mindfulness nos Sons: estar ciente dos sons como eles surgem e desaparecem. Se não existem sons ambientes, pode simplesmente ouvir o silêncio e perceber o efeito que isso tem em si.

Mindfulness nos Pensamentos: estar consciente dos pensamentos que surgem na sua mente e que se desvanecem, tendo uma sensação de distância entre si e os seus pensamentos. Permita que os pensamentos surjam e desapareçam como de forma natural, sem julgamentos e/ou apegos.

Mindfulness nos Sentimentos: notar quaisquer sentimentos que surjam. Em particular, perceber onde sente a emoção no seu corpo e trazer uma qualidade de aceitação e curiosidade para as suas emoções.

Mindfulness sem Objecto: Às vezes chamada de consciência sem escolha, porque você se torna ciente de tudo o que é predominante na sua consciência sem escolher. Pode também estar ciente de qualquer das experiências de meditação acima descritas.

Outro grupo de meditação mindfulness é constituído por Visualizações. Essas meditações expandem ligeiramente a definição de mindfulness, que geralmente envolve prestar atenção às experiências do momento presente. No entanto, muitas pessoas são bastante “visuais” e consideram as meditações valiosas. Duas das principais meditações visuais incluem:

Meditação Montanha: Esta meditação ajuda a cultivar a estabilidade e firmeza e a se sentir mais centrado.
Meditação Lago: Esta meditação é sobre a exploração da beleza de aceitar e permitir as experiências de serem exactamente como são.

0 comentários: