budismo
Cultivando a atenção plena à respiração, o praticante torna-se estável e permanece constantemente consciente do que está a realizar no momento presente, recordando-se de manter a mente conectada à respiração. Este é o aspecto 'mnésico' da atenção plena.
Familiarizar-se com a respiração, recordar de retornar a ela quando a distração ocorre, atinge-se finalmente o estado contínuo de não esquecimento. Quando se estabiliza nesse estado, um continuum de atenção plena torna-se a base para desenvolver uma não distração ininterrupta da mente. Posiciona-se a mente na respiração e ela permanece ali, naturalmente e sem esforço. Isso é a “força”, o terceiro aspecto da atenção plena.
Uma vez que a qualidade natural de equilíbrio e imobilidade da mente esteja presente, surge a clareza da mente. Esta clareza percebe e discerne todos e cada um dos fenómenos dos quais tem consciência completamente e de forma direta (2).
Referências
1. “Anapanasati Sutta,” Mindfulness of Breathing. Disponível em: http://dharma.ncf.ca/introduction/sutras/breathing.html
2. Mipham, S. (2003). Turning the Mind into an Ally. New York : Riverhead Books.
Meditação na Atenção Plena
No sutra ‘Anapanasati’ (o discurso sobre a Atenção Plena à respiração)(1), é apresentado uma meditação na qual o Buda utiliza o cultivo da Mindfulness (atenção plena). Quando se dirige a atenção calmamente para a respiração, surge uma familiaridade cada vez maior com os movimentos da inspiração e da expiração. O praticante começa a familiarizar-se com a própria mente, onde as distracções e o pensamento discursivo da mente já não são tão apelativos. Este é o aspecto de 'familiaridade' da atenção plena.Cultivando a atenção plena à respiração, o praticante torna-se estável e permanece constantemente consciente do que está a realizar no momento presente, recordando-se de manter a mente conectada à respiração. Este é o aspecto 'mnésico' da atenção plena.
Familiarizar-se com a respiração, recordar de retornar a ela quando a distração ocorre, atinge-se finalmente o estado contínuo de não esquecimento. Quando se estabiliza nesse estado, um continuum de atenção plena torna-se a base para desenvolver uma não distração ininterrupta da mente. Posiciona-se a mente na respiração e ela permanece ali, naturalmente e sem esforço. Isso é a “força”, o terceiro aspecto da atenção plena.
Uma vez que a qualidade natural de equilíbrio e imobilidade da mente esteja presente, surge a clareza da mente. Esta clareza percebe e discerne todos e cada um dos fenómenos dos quais tem consciência completamente e de forma direta (2).
Referências
1. “Anapanasati Sutta,” Mindfulness of Breathing. Disponível em: http://dharma.ncf.ca/introduction/sutras/breathing.html
2. Mipham, S. (2003). Turning the Mind into an Ally. New York : Riverhead Books.
0 comentários: