mindfulness,
Uma investigação recentemente publicada teve como objectivo realizar o primeiro estudo controlado sobre a eficácia de um programa de grupo de atenção plena (mindfulness). Esta intervenção visou reduzir e prevenir a depressão numa população estudantil adolescente. O estudo foi conduzido na Bélgica, utilizando 400 estudantes com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos.
Os alunos do grupo mindfulness completaram as avaliações de depressão (Escalas de Ansiedade e Depressão e Stress) antes e imediatamente após a intervenção e 6 meses após a intervenção. Os Estudantes do grupo de controlo seguiram o mesmo protocolo de preenchimento dos questionários.
As análises estatísticas demonstraram que a intervenção mindfulness produz reduções significativamente maiores na depressão em comparação com o grupo de controlo. Antes do início do treino, tanto o grupo de teste (21%) como o grupo de controlo (24%) tinbham uma percentagem semelhante de estudantes reportando evidência de depressão. Após o treino em mindfulness, o número de adolescentes com depressão foi significativamente menor no grupo de teste: 15% contra 27% no grupo de controlo. Esta diferença persistiu seis meses após o treino: 16% no grupo de teste contra 31% no grupo de controlo.Os resultados sugerem que os programas de atenção plena aplicados nas escolas podem ajudar a reduzir e a prevenir a depressão em adolescentes. Assim, esta intervenção diminui não só os sintomas associados com depressão, como protege também de desenvolvimento de depressão mais tarde na vida.
Artigo Original:
Filip Raes, James W. Griffith, Katleen Gucht, J. Mark G. Williams. School-Based Prevention and Reduction of Depression in Adolescents: a Cluster-Randomized Controlled Trial of a Mindfulness Group Program. Mindfulness, 2013; DOI: 10.1007/s12671-013-0202-1
Mindfulness - Redução e Prevenção da Depressão nas Escolas
Os alunos do grupo mindfulness completaram as avaliações de depressão (Escalas de Ansiedade e Depressão e Stress) antes e imediatamente após a intervenção e 6 meses após a intervenção. Os Estudantes do grupo de controlo seguiram o mesmo protocolo de preenchimento dos questionários.
As análises estatísticas demonstraram que a intervenção mindfulness produz reduções significativamente maiores na depressão em comparação com o grupo de controlo. Antes do início do treino, tanto o grupo de teste (21%) como o grupo de controlo (24%) tinbham uma percentagem semelhante de estudantes reportando evidência de depressão. Após o treino em mindfulness, o número de adolescentes com depressão foi significativamente menor no grupo de teste: 15% contra 27% no grupo de controlo. Esta diferença persistiu seis meses após o treino: 16% no grupo de teste contra 31% no grupo de controlo.Os resultados sugerem que os programas de atenção plena aplicados nas escolas podem ajudar a reduzir e a prevenir a depressão em adolescentes. Assim, esta intervenção diminui não só os sintomas associados com depressão, como protege também de desenvolvimento de depressão mais tarde na vida.
Artigo Original:
Filip Raes, James W. Griffith, Katleen Gucht, J. Mark G. Williams. School-Based Prevention and Reduction of Depression in Adolescents: a Cluster-Randomized Controlled Trial of a Mindfulness Group Program. Mindfulness, 2013; DOI: 10.1007/s12671-013-0202-1
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