meditacao,

A Mindfulness permite-nos viver

09:17 Vítor Bertocchini 0 Comments

Ao praticarmos a mindfulness (atenção plena) com o objectivo de construir concentração, mindfulness é uma semente. Mas a própria mindfulness é a vida do se estar ciente (da awareness): a presença da mindfulness significa a presença da vida e, por conseguinte, mindfulness também é o fruto. Mindfulness liberta-nos do esquecimento e dispersão e torna possível viver plenamente cada minuto da vida . Mindfulness permite-nos viver.
É importante saber como respirar para a manutenção do estado de atenção plena. A respiração é natural e é uma ferramenta extremamente eficaz, podendo impedir a dispersão mental. A respiração é a ponte que liga a vida à consciência, que une o nosso corpo aos nossos pensamentos. Sempre que a nossa mente se torna dispersa, podemos usar a respiração como o meio para tomar posse da nossa mente novamente.

Inspirar levemente um longo fôlego, consciente do facto de que estamos inalando uma profunda respiração. Agora, expirar todo o ar nos pulmões, permanecendo sempre conscientes durante a exalação.

O Sutra da Mindfulness ensina o método para tomar posse da nossa respiração da seguinte forma: "esteja consciente que inala e que exala".

Respirar numa longa inspiração, eu sei que estou a respirar numa longa inspiração. Respirar numa longa expiração, eu sei que estou a respirar numa longa expiração.

Respirar numa curta inspiração, eu sei que estou a respirar numa curta inspiração. Respirar numa curta expiração, eu sei que estou a respirar numa curta expiração.

Experimentar um corpo que respira, vou inspirar. Experimentar o corpo que respira, vou expirar.

Acalmando a actividade do corpo que respira, eu inspiro. Acalmar a actividade do corpo que respira, eu expiro.


Thich Nhat Hanh - The Miracle of Mindfulness: An Introduction to the Practice of Meditation

0 comentários: