mindfulness,

Mindfulness - Aprendendo a Ver e a Não Saber

06:18 Vítor Bertocchini 0 Comments





Aprendendo a ver

Se queres compreender a tua mente senta-te e observa-a...
É apenas isso.... nada a aderir, nenhum ritual ou cerimónia...
São orientações ou um caminho verdadeiramente simples para a compreensão da mente... Observa-a!
Os conteúdos que iremos abordar no próximo curso de Mindfulness é a metodologia para fazer isso mesmo.

Um dos grandes recursos que todos nós possuímos é a capacidade de observar a nossa experiência.
Este distanciamento permite uma maior perspectiva. A disponibilidade e alcance da perspectiva é suportada pelo treino, que expõe o praticante ao seu filme multicolor interior, por vezes tragédia, outras comédia.

A prática de Mindfulness aumenta o acesso dos praticantes a caminhos alternativos de explicação e de crescimento. À medida que ganhamos outras formas de construir o mundo recuperamos a liberdade que está disponível quando afrouxamos o nosso controlo sobre essas construções fixas. Acabamos por descobrir as formas como a insatisfação e sofrimento foram auto-criadas - vemos que elas são, em última análise, passíveis de serem geridas.

Ao aprender a não dar importância ao pensamento discursivo e a ver os produtos da cognição e todos os fenómenos mentais como eventos sem realidade especial e transitórios, ganhamos familiaridade com a tendência das nossas próprias mentes para construir cenários imaginários, que habitamos como se fossem reais. À medida que essa capacidade se aprofunda, aumenta a nossa capacidade de ver como as nossas mentes se envolvem repetidamente nos mesmos processos de construção, muitas das vezes promotores de sofrimento. Tal como na psicoterapia, desenvolvemos a capacidade de ver os nossos padrões mentais e comportamentais. Isso leva-nos, potencialmente, a melhores pessoas.


Aprendendo a não saber

Como Mindfulness nos ajuda a flexibilizar as nossas formas de ver o mundo?
Pelo retorno ao presente momento e pela percepção de que todos os fenómenos mentais são impermanentes, nós, tacitamente, permitimos simplesmente não saber o que o próximo momento vai trazer. Largamos - embora temporariamente - o nosso desejo de conhecer e controlar.
Permitimos não saber.

"In the beginner's mind there are many possibilities,
but in the expert's there are few."

Shunryu Suzuki



MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, Teacher Training, Europe, aprender a meditat, como meditar

0 comentários: