elisha goldstein,

Uma proposta Mindful: consegue suportar 5 minutos de solidão?

15:15 Vítor Bertocchini 0 Comments

Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também....

Por Elisha Goldstein, Ph.D.

Num artigo anterior a jornalista Andrea Chalupa fez uma proposta Mindful a todos para elaborar um plano onde estaríamos 24 horas em solidão. Ela faz referência ao seu pai, Leo Chalupa, referindo que “Um dia nacional de solidão absoluta irá criar um impacto mais positivo nos cérebros dos Americanos do que qualquer outro programa de um dia.” Isto pode parecer assustador para alguns e intrigante para outros, mas não tenha medo, isso não vai acontecer.

Mas o que pode acontecer?

Thomas Merton disse, “A solidão não é algo que possa algo deva esperar no futuro. Pelo contrário, é um aprofundamento do presente, e a menos que olhe para ela no presente nunca vai encontrá-la.”

Estamos numa época em que aparentemente não há solidão e se sentirmos rapidamente temos ao nosso alcance uma série de gadgets para ter certeza que ela desaparece rapidamente. O ritmo em que vivemos as nossas vidas e a quantidade de coisas que tentamos prestar atenção ao mesmo tempo são as principais receitas para o stress, ansiedade, depressão e comportamentos de dependência.

Passar o tempo em solidão é realmente algo muito saudável de se fazer e que nos permite criar uma oportunidade de equilibrarmos as nossas ocupações. Não é apenas um ato consciente, mas um ato de auto-compaixão também.

Para além disso, quanto mais equilibrado você se está, melhor estará com os outros, então talvez seja de considerar que é algo que pode tornar o mundo um pouco melhor. Que tal levar esta proposta para o seu coração, mas de forma gradual?
Que tal começar com cinco minutos de solidão por dia? Talvez em algum momento possamos até mesmo escalá-la para duas sessões de cinco minutos por dia?

E porquê considerar essa possibilidade?

Em 2006 realizei um estudo nacional em que concluí que ter esse período (de solidão) apenas uma vez por dia tinha efeitos significativos sobre o bem-estar e o stress. Escrevi os passos para cultivar esses momentos num post anterior.

Realisticamente, 24 horas de solidão soa esmagador para a maior parte de nós... e quando algo soa esmagador não o fazemos. Por exemplo, se nós os dois nos sentássemos na base do Monte Everest e eu dissesse: "Ok, vamos subi-lo," a maioria das pessoas nem iria mesmo começar.

No entanto, se estabelecêssemos 5 minutos de caminhada e soubesse que esses 5 minutos de caminhada seriam bons para o seu stress e bem-estar, poderia ter um pouco mais de motivação para fazê-lo.

Existem muitos guias curtos de práticas curtos e gratuitos na Web.
Fica o meu desafio ou proposta mindful: pode suportar 5 minutos por dia de solidão ou talvez um curta prática guiada?

Apenas alguns minutos… Experimente e diga-nos o que notou.

Como sempre, por favor, partilhe em baixo os seus pensamentos, experiências e perguntas abaixo. A sua interação fornece uma sabedoria de vida em benefício de todos nós.



MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction,Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, Teacher Training

0 comentários: