pranayama,
Há muitas maneiras diferentes de lidar com esses sentimentos, desde o exercício físico até à meditação, desde a medicação até um tempo de férias. Mas pode ainda não saber que tem um remédio certo, seguro, eficaz e de baixo custo “à mão” para cada uma destas condições, entre muitas mais.
Relaxe com uma curta meditação!
A
esmagadora maioria das pessoas sente-se, por vezes (muitas vezes), um pouco deprimida e/ou ansiosa, e, certamente, todos nós sabemos o que é a sensação de cansaço depois de uma longa e exigente jornada.Há muitas maneiras diferentes de lidar com esses sentimentos, desde o exercício físico até à meditação, desde a medicação até um tempo de férias. Mas pode ainda não saber que tem um remédio certo, seguro, eficaz e de baixo custo “à mão” para cada uma destas condições, entre muitas mais.
O que é este elixir mágico?
A sua própria respiração.
A sua própria respiração.
Tentemos um pequeno exercício respiratório e seguidamente
em conjunto com uma visualização
em conjunto com uma visualização
Sente-se direito, quer esteja numa almofada ou numa cadeira.
Relaxe o seu rosto e os seus ombros.
Respire longa e profundamente e encha a sua barriga e depois o seu peito de ar.
Ao expirar, faça um som suave semelhante a "ffffffffff", estendendo a expiração, até onde puder, mas, muito importante, sem esforço.
No final da exalação, utilize os músculos abdominais para “empurrar” o ar residual que ainda resta.
Faça uma pausa para duas contagens e, em seguida, inspire.
Repita este padrão respiratório, estabelecendo uma contagem lenta de quatro para a inalação (e.g., 1, 2, 3, 4), parando por dois tempos, uma contagem lenta de quatro para a exalação (usando o som "ffffffff ") , e uma pausa para duas contagens no final da expiração.
Continue respirando dessa forma , interiorizando o ritmo até que não precise mais de contar.
Agora imagine uma pequena pena branca no chão, à sua frente. À medida que inala imagine a pena subindo do chão a poucos centímetros, pairando enquanto faz uma pausa e descendo enquanto expira. No início pode ser difícil manter a visualização, mas não seja duro(a) consigo mesmo(a). Com o tempo e a prática, vai ser capaz de manter a imagem na sua mente por períodos mais longos, adicionando detalhes e até mesmo imaginando a pena a girar à medida que sobe e desce. Fique na prática meditativa o tempo que desejar e tente de novo no dia seguinte.
Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga
0 comentários: