meditacao,
Em paz
Mindfulness (atenção plena) ajuda-nos a tomar consciência dos padrões condicionados de fuga habituais da mente e permite-nos experimentar uma forma alternativa de ser no mundo. Essa alternativa dirige a nossa consciência para os eventos reais do momento, os sons ouvidos, as sensações sentidas pela pele, as cores e formas recolhidas pelos olhos. A atenção ajuda a estabilizar o coração e a mente e permite que não sejam tão afectos pelo inesperado nas nossas vida. Se praticarmos mindfulness pacientemente e durante tempo suficiente, eventualmente, estaremos interessados em tudo o que acontece, curiosos sobre o que podemos aprender com a adversidade.
Mindfulness envolve descansar a mente num lugar onde não há ansiedade, nem medo. De facto, num lugar onde se encontra o oposto. Nós descobrimos recursos, coragem e uma felicidade tranquila.
Mindfulness suporta a nossa vida espiritual. As ferramentas da atenção plena são um convite para chamar a atenção para as muitas pequenas actividades da vida. Elas são particularmente úteis para as pessoas que gostariam de cultivar uma vida espiritual no seio de todas as distrações da vida moderna. O mestre Zen Suzuki Roshi disse: "Zen não é algum tipo de excitação, mas a concentração na nossa rotina quotidiana habitual". A prática de mindfulness traz a consciência de volta a este corpo, a este lugar e ao tempo presente.
É exactamente onde nós podemos ser tocados pela presença eterna a que chamamos o Divino. Quando estamos atentos, valorizamoa cada momento da vida em particular. Mindfulness é uma forma de expressar a nossa gratidão por um presente que nunca poderemos pagar. Mindfulness pode tornar-se uma constante oração de gratidão.
How to Train a Wild Elephant-And Other Adventures in Mindfulness, Jan Chozen Bays
0 comentários: