meditacao,

4 qualidades incomensuráveis

As quatro qualidades incomensuráveis, que constituem um dos destaques da prática budista, bem como a porta de entrada para a absoluta realização, são completamente diferentes dos pensamentos e emoções reactivas associados com os nossos padrões habituais. As quatro incomensuráveis não são nem tensas nem reactivas ...Elas brotam do coração, e operam para transformar as relações destrutivas, como a raiva do perseguidor e o medo da vítima, num momento de pura presença potencial e energética.

Estes quatro estados, emocionalmente transformadores, são no budismo:

1. Equanimidade;
2. Bondade empática/amorosa;
3. Compaixão e;
4. Alegria/júbilo.


Estes quatro estados são denominados de incomensuráveis porque não existe limitação à sua profundidade ou extensão. Ao contrário das emoções reactivas, as quatro imensuráveis não funcionam no serviço de quaisquer padrões habituais, do “EU”, ou agenda pessoal. Apesar de serem impessoais, na medida em que não são baseadas em interesses próprios, na sua expressão e experiência, elas são intensamente íntimas. O seu poder vem da sua capacidade de se abrir para um momento de presença.

Claramente, desde que as nossas acções e sentimentos operarem em serviço de interesses pessoais, não seremos capazes de tal presença. As quatro incomensuráveis trabalham num nível mais elevado de atenção, um nível que abre as portas para profundas respostas naturais para as exigências da vida. A equanimidade desmonta os nossos julgamentos reactivos e preconceitos sobre as outras pessoas para que possamos compreender e apreciá-las como elas são. A bondade empática é um calor radiante, independente dos gostos e desgostos pessoais e que nos impede de nos desconectarmos dos outros. A compaixão neutraliza o desconforto, a nosssa retirada habitual em face da dor dos outros, para que estejamos verdadeiramente presente com eles. E a alegria será estarmos felizes com a felicidade de todos os seres sencientes.


Que todos os seres sensíveis gozem da felicidade e da raiz da felicidade.
Que eles estejam livres do sofrimento e da raiz do sofrimento.
Que eles não sejam apartados da grande felicidade e estejam isentos de sofrimento.
Que eles vivam na grande equanimidade, livres da paixão, da agressão e do preconceito.

Cada verso refere-se a uma das quatro qualidades incomensuráveis: a primeira, bondade amorosa; a segunda, compaixão; a terceira, júbilo e a quarta, equanimidade. Às vezes eu prefiro trocar a palavra eles por nós. Esta troca salienta que nós mesmos aspiramos experimentar o benefício destas quatro qualidades, junto com os outros seres.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

0 comentários:

meditacao,

É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado?

budismo mindfulness
Como é humano, provavelmente vai-se perder em preocupações ou fantasias ou ficar apegado a uma linha de pensamento antes de contar dois ou três. Assim que perceber que a sua mente divagou basta voltar a "um" e começar de novo com a próxima respiração. ...

Questão: É-me muito difícil concentrar na minha respiração. Existe algo de errado?

Resposta: Estar com a respiração não é uma tarefa fácil de realizar. Para explicar a técnica adequada para focar a atenção na respiração, muitas vezes, uso a imagem de tentar pegar um pedaço de brócolo com um garfo. O objetivo é conectar o garfo com o brócolo apenas profundamente o suficiente para que pode levá-lo à sua boca. Para conseguir isso, precisa de duas coisas. A primeiro é o alvo: se acenar o garfo simplesmente para o ar, sem mirar ao brócolo, não vai comer. A segunda é uma modulação cuidadosa de energia. Se está muito apático, o garfo não vai segurar correctamente a comida; se está muito forte corre o risco de estragar o brócolo e com a possibilidade dele sair do prato. De qualquer forma, não vai obter qualquer alimento. Assim, focamos a nossa atenção para apenas a respiração presente e simplesmente conectámos.


TENTE ISTO 


Contar a Respiração


Uma sugestão prática: Se disser mentalmente ... para fora, ou subir ... caindo... à medida que inspira e expira não o(a) ajuda a focar a sua atenção, tente contar a respiração. Ao inspirar, faça uma nota mental silenciosa "dentro". E à medida que expira notar "um". Assim, com a respiração será "dentro", "um". "dentro", "dois". "dentro," três ", e assim por diante. A numeração deve ser muito calma, com a sua atenção realmente no sentimento da respiração. Quando chegar até dez, pode começar de novo com um. Como é humano, provavelmente vai-se perder em preocupações ou fantasias ou ficar apegado a uma linha de pensamento antes de contar dois ou três. Assim que perceber que a sua mente divagou basta voltar a "um" e começar de novo com a próxima respiração. Começar de novo não significa fracasso. É apenas um método de suporte para o aprofundamento da concentração.

Um dos meus professores tinha uma pergunta capciosa, ele perguntava aos alunos durante retiros de meditação: "Quantos respirações pode ter antes da sua mente começar a vaguear?" As pessoas gostavam de ser capazes de dizer: "Eu posso estar com a respiração por quarenta e cinco minutos ou uma hora antes de ela se perder em pensamentos. "Mas, na verdade, podemos estar com dois, três, talvez quatro respirações antes da nossa atenção começar a vaguear para o passado, para o futuro, em julgamentos, em análises, em fantasia. A pergunta é: O que acontece no momento em que reconhece que a sua mente se distraiu? Pode gentilmente deixar ir e voltar a sua atenção para o momento presente, sentindo a sua respiração? A verdadeira chave para estar com a respiração é ser capaz de começar de novo.

Sharon Salzberg

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

0 comentários:

livro

Livro - Dalai Lama - Mente em Conforto e Sossego



emocoes mindfulness
Estes ensinamentos, com a sua notável amplitude e riqueza, foram originalmente dados a uma audiência de dez mil pessoas no sul de França em 2000, e este livro capta perfeitamente a excelência da ocasião.
# Livros

Neste livro, com ensinamentos de extraordinária completude e clareza, o Dalai Lama estabelece os princípios fundamentais do budismo, mostrando como a mente pode ser transformada, e o sofrimento ultrapassado, através do amor, da compaixão e de uma verdadeira compreensão da natureza da realidade.

Ao Ilustrar a sua brilhante visão geral do caminho com as suas próprias experiências pessoais e conselhos sobre a forma de integrar a prática, o Dalai Lama traz esses ensinamentos para a vida. Dalai Lama mergulha profundamente no ensino da Grande Perfeição ou Dzogchen. O seu entusiasmo e admiração por esta profunda tradição brilha quando ele comenta um importante trabalho do grande mestre Dzogchen Longchen Rabjam.
Sua Santidade faz uma leitura erudita e inspirada da obra-prima “Mente em Conforto e Sossego: a Visão da Iluminação na Grande Perfeição”, escrita no século XIV por Longchen Rabjam, um dos fundamentos do budismo Dzogchen.


Estes ensinamentos, com a sua notável amplitude e riqueza, foram originalmente dados a uma audiência de dez mil pessoas no sul de França em 2000, e este livro capta perfeitamente a excelência da ocasião. Como Sogyal Rinpoche, anfitrião do Dalai Lama nesse encontro, disse: "Todos nós fomos movidos pela profundidade, relevância e acessibilidade desses ensinamentos; houve quem dissesse que eles estavam entre os mais notáveis que o Dalai Lama deu. Receber esses ensinamentos dele foi uma oportunidade de uma vida".
Combinando a mais alta sabedoria com uma profunda compaixão e humanidade, Mente em conforto e Facilidade oferece um vislumbre da sabedoria do Dalai Lama e uma visão panorâmica do caminho budista.


Excerto:
"...TRANSFORMANDO A MENTE: O jogo dos opostos
Agora deixe-me explicar as coisas de um ângulo diferente. O objectivo dos ensinamentos budistas é transformar a mente. Como é que a nossa mente pode ser transformada?
Uma formas é priorizar uma abordagem que antecipa e previna algo antes que possa acontecer. Por exemplo, o sofrimento é algo que ninguém quer, mas uma vez que algum tipo de sofrimento se instala, é bom ter um método para diminuí-lo. Ainda mais fundamental e eficaz, no entanto, é agir antes dos ataques de sofrimento e assim garantir que ele não precise de ocorrer. Se estamos a falar de problemas no mundo em torno de nós ou sobre o nosso próprio psicologia ou problemas emocionais, podemos antecipá-los e impedi-los de acontecer, evitando assim algo que não queremos."

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

0 comentários:

evento-meditacao,

01 Nov - Workshop de Introdução à Meditação - Nível I




Brevemente Próximo Workshop 
Pré-inscrever-se no final desta página

01 NOVEMBRO 2014 | Porto 

O Workshop (inscrições limitadas)

O workshop consiste na introdução a uma prática que permite acalmar e despertar a mente, com imensos benefícios psicossomáticos cientificamente comprovados, além de promover o autoconhecimento, a satisfação com a vida e um comportamento mais empático e pró-social. A meditação é uma experiência independente de qualquer crença religiosa, que hoje surge integrada no quotidiano de cada vez mais pessoas e instituições – com destaque para escolas, hospitais e empresas, podendo considerar-se a grande revolução silenciosa do século XXI, que ocupa o centro da investigação neurocientífica de vanguarda.

A frequência do workshop permite saber como continuar a prática da atenção plena (Mindfulness) em casa e em todas as situações da vida quotidiana.


A meditação laica como a mais profunda e eficaz forma de activismo ambiental, social e político

A raiz da crise da actual civilização é mental ou espiritual, pois consiste numa distorção da percepção da realidade, que nos faz crer que existimos separados dos demais seres vivos e do mundo. O resultado disso é a história da civilização, com todo o seu trágico cortejo de sofrimento, opressão e violência, contra os humanos, os animais e a natureza, que tem hoje o seu auge. Não basta pois combater os sintomas pelos meios convencionais. Precisamos de uma mutação radical do nosso ADN interior, de uma transformação profunda do modo como nos percepcionamos a nós mesmos, aos outros e ao mundo. Precisamos de um outro estado de consciência, não-dual, em que eu e outro sejam vistos como os dois aspectos de uma mesma realidade e não como entidades isoladas. Precisamos da experiência do mundo como um organismo vivo do qual todos os seres e fenómenos são manifestações inseparáveis.
ver mais

Neurociência - Um curto vídeo sobre os benefícios da meditação no cérebro





Destinatários:
Este workshop dirige-se principalmente a todas as pessoas que querem iniciar ou que estejam numa fase inicial da prática meditativa. Mas será também um momento de prática, de aprofundamento e de conexão.

Horário
10h-13h e 15h-18h


Orientação

Paulo Borges é praticante desde 1983 e responsável por cursos, workshops e retiros de meditação desde 1999. Professor na Universidade de Lisboa, ex-presidente da União Budista Portuguesa (de 2002 a 2014) e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Escritor e ensaísta.



Notas:
É necessária inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no fim desta página.
Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete. Solicite-nos em caso de não dispor
Após o preenchimento da ficha de inscrição, receberá um mail indicando a disponibilidade da inscrição.

Onde:
Situado em Valadares (Gaia/Porto), o seminário da Boa Nova dispõe de excelentes condições para a prática da meditação. Silêncio, luz, contacto com a natureza. Existe um bosque para se explorar nas actividades, como por exemplo na meditação em andamento.

Endereço:
Seminário da Boa Nova - Valadares
Apartado 10, 4406-901 Valadares, VNG

Para mais informações:
e-mail: eventos.spmbe(@)gmail.com
Vítor Bertocchini







Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga

0 comentários: